quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Brasões de Santiago Distrito de Lisboa




Depois da conquista de Lisboa, El-Rei D. Afonso Henriques oferece um convento para a  primeira sede da Ordem nesta cidade. 
A sua primeira sede em Portugal foi o Mosteiro de Santos-o-Velho em Lisboa.
Com a conquista dos territórios a sul do Tejo que foram colocados à sua guarda, estabeleceram-se no Castelo de Palmela  de 1170-1218,  - por esta data já o castelo tinha sido doado à Ordem - transferindo-se o ramo português, depois de alguns reveses militares para  Alcácer do Sal 
quando após apertado cerco, a praça caiu em poder definitivo dos cristãos em 1218,
- sendo então aqui feita a cabeça da Ordem de Sant'Iago até que D. Sancho II a mudou para Mértola. 






Mosteiro das comendadeiras espatárias composto por claustro quadrangular maneirista, igreja joanina de planta rectangular, com entrada principal por fachada lateral, esquema obrigatório nos conventos femininos, perpendicular à ala E., com eixo interno, formado pela capela-mor, possuindo coro-baixo, coro-alto e sacristia adossada ao lado N.

1490, 05 setembro - as comendadeiras da Ordem de Santiago de Espada abandonam o edifício de Santos-o-Velho, que até então ocupavam, e mudam-se para um outro na freguesia de Santa Engrácia, no local denominado Santa Maria do Paraíso, onde se ergue o Recolhimento Lázaro Leitão, sob a proteção do rei D. João II, sendo comendadeira-mor Catarina Nogueira




Publicada no Diário da República, III Série de 28/07/1992
Armas - Escudo de prata, leão de púrpura, armado e lampassado de azul, segurando nas mãos uma cruz da Ordem de Santiago, de vermelho, acompanhado de dois ramos de silva de verde, postos em orla, com os pés passados em aspa em ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda, em maiúsculas : " AVEIRAS DE BAIXO ".


 D. Afonso Henriques, em 1147, conquista as cidades de Santarém e Lisboa e a generalidade do Vale do Tejo, contudo, não se sabe quando é que a freguesia foi formada. 
D. Sancho I, em Janeiro de 1207, atribuiu carta de aforamento aos povoadores de Aveiras de Baixo. Esta situação foi confirmada em Santarém, por D. Sancho II, no ano de 1218. 
O desenvolvimento da região fez com que, a 1 de Julho de 1401, D. João I lhe conceda a carta de elevação da freguesia a vila.
   Em Março de 1493, D. João II encontrava-se em Aveiras de Baixo, quando Cristóvão Colombo regressava da América. O encontro do monarca com Colombo foi feito na freguesia, no lugar de Vale do Paraíso. Com a renovação dos forais, D. Manuel concede nova carta de foral à vila de Aveiras de Baixo, a 13 de Setembro de 1513.

Foi vila e sede de concelho entre 1207 e o início do século XIX.



Arruda dos Vinhos - Lisboa

Official blazon

Escudo de prata, cruz de São Tiago, de vermelho, carregada de uma vieira de ouro e acompanhada à dextra de três espigas de trigo de ouro perfiladas e atadas de vermelho e à sinistra de um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ SÃO TIAGO DOS VELHOS “.

Origin/meaning

The arms were officially granted on October 15, 1992.

Santiago dos Velhos ou São Tiago dos Velhos é uma freguesia portuguesa do concelho de Arruda dos Vinhos, com 16,09 km² de área e 1 518 habitantes (2011)[1]. A sua densidade populacional é de 94,3 hab/km


Sem comentários:

Enviar um comentário